As Vendas de Materiais de Construção cresceram 4,4% em 2021, comparado com o ano de 2020.  

Esse crescimento é do volume de vendas, ou seja, está desconsiderando a inflação do período. Se considerarmos a inflação (receita nominal de vendas) o crescimento apresentado é de 27,6%.

Os dados de Venda de Materiais de Construção do ano de 2021 foram divulgados em 09/02/2022, pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comparação Mês a Mês

O gráfico a seguir mostra a comparação mensal da evolução do volume de vendas (sem inflação) considerando o mesmo mês do ano anterior:

Dados de Mercado - Instagram (4)

Março, abril e maio foram os meses que se destacaram na comparação mês contra mês do ano de 2020 X 2021, visto que em 2020 neste período, as vendas foram fortemente impactadas pelas incertezas da Pandemia. No mês de Julho de 2021 o segmento de materiais de construção sofreu a primeira queda de venda, após contabilizar 13 meses consecutivos de crescimento, na comparação mensal.

Observando uma comparação semestral, com o ano anterior, os dados apontam uma grande diferença na evolução das vendas. O primeiro semestre de 2021 registrou um crescimento de 21,5%, contra uma queda de 8,1% no segundo semestre.

A queda de 8% em dezembro de 2021 em relação a dezembro de 2020 representa a sexta queda consecutiva no Varejo de Material de Construção, nessa comparação.

 

Evolução das Vendas de Materiais de Construção por Estado

Considerando um recorte estadual, no ano de 2021, comparado com 2020, a evolução do volume de vendas de materiais de construção mostrou predomínio de resultados positivos na grande maioria dos estados,  sendo destaque o estado do Ceará (+ 23%).

Por outro lado, mas pressionado negativamente, se destacou o estado da Bahia (-11%).

A imagem a seguir mostra a variação no volume de vendas de materiais de construção dos principais estados divulgados pelo IBGE:

Dados de Mercado - Instagram (5)

 

Evolução das Vendas de Materiais de Construção nos últimos 10 Anos

O volume de Vendas de materiais de construção marca o 5° ano consecutivo de alta. O gráfico a seguir mostra como foi a evolução do volume de vendas nos últimos 10 anos:

Dados de Mercado - Instagram (3)

O ano de 2020 foi o melhor desempenho da série histórica da pesquisa dos últimos 10 anos, com crescimento de 10,8%.

 

Geração de Empregos no Varejo de Materiais de Construção 

Dados do Caged, divulgados em janeiro de 2022, apontam que o comércio varejista de materiais de construção gerou um saldo positivo de 72.461 vagas de emprego com carteira de trabalho assinadas no ano de 2021, fechando o ano com 798.839 empregos formais. Esse dado aponta que houve um crescimento de 10% em relação a 2020 na geração de empregos no varejo de materiais de construção.

 

2022?

O ano de  2022 aponta um cenário bem mais desafiador para o varejo de materiais de construção. Taxa de juros em ascendência, poder de compra dos consumidores diminuindo devido a inflação e um nível de confiança ainda baixo, tendem a desacelerar os gastos com construção e reforma.

Neste momento é importante que cada lojista planeje o crescimento das vendas de sua loja, buscando estratégias que tenham como objetivo ganhar participação de mercado, desta forma a empresa diminui os riscos de incertezas do mercado.

Autor: Sidnei Lasta – Consultor Especialista em Varejo de Materiais de Construção

Fontes: PMC – IBGE e Novo CAGED

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *