Serviços
Consultoria em Planejamento Estratégico para Loja de Materiais de Construção
Com a estruturação do Planejamento Estratégico a empresa irá contar um mapa estratégico. O mapa estratégico, apontará quais são os objetivos prioritários da loja. Diante desses objetivos, serão apontados indicadores, metas e iniciativas para o desenvolvimento do Plano de Ação, para alcançar os Objetivos Estratégicos apontados no mapa. Os Líderes da Empresa terão a clareza de onde será necessário o foco da Gestão.
Dentro dos principais pontos da estruturação do planejamento estratégico estão:
- Diagnóstico completo da operação da loja dentro das perspectivas financeiras, clientes/mercado, processos internos e competências gerenciais.
- Análise comparativa dos principais indicadores do varejo de materiais de construção em relação ao mercado (margem bruta da loja, custo operacional, lucro líquido, ticket médio, nível de estoque, margem por categoria, venda por funcionário, entre outros). Ou seja, para a elaboração do planejamento estratégico o lojista irá contar com uma comparação dos seus indicadores com a média do mercado de varejo de materiais de construção.
- Desenvolvimento do Plano Estratégico para crescimento sustentável da empresa, mantendo equilíbrio entre Crescimento, Resultado (Lucro) e liquidez (dinheiro no caixa).
- Composição das metas em busca dos resultados. A meta puxa o conhecimento.
- Estruturação dos Indicadores financeiros a serem acompanhados, dando suporte para as tomadas de decisões para o atingimento das metas.
- Alinhamento estratégico da loja com o mercado.
- Plano de melhoria dos processos internos da operação da loja, evitando desperdícios e falta de produtividade.
- Identificar e desenvolver as competências necessárias dos profissionais para a execução do plano estratégico que será desenvolvido.
Consultoria em Gestão Financeira de Loja de Materiais de Construção
Em muitos negócios a rotina do varejo não permite que a loja desenvolva um planejamento financeiro estruturado dentro dos conceitos complexos de Gestão Financeira. Para desenvolver o projeto a empresa contará com apoio externo no método e na exigência da disciplina para estruturar a Gestão Financeira da empresa.
Indicadores importantes do varejo de materiais de construção: Faturamento, Margem Bruta, Custo Fixo, Lucro Líquido, Fluxo de Caixa e Ciclo Financeiro (otimização de capital de giro).
Pontos importantes para a estruturação da Gestão Financeira da Loja:
- Estruturar os indicadores financeiros de modo que os líderes possam observar os impactos das tomadas de decisão da Loja.
- Planejamento Financeiro objetivando a recuperação dos lucros e a liquidez da empresa
Consultoria de Marketing para Loja de Materiais de Construção
Diante de um mercado competitivo que é o varejo de materiais de construção, a falta de clareza e alinhamento da Gestão do Posicionamento no mercado, pode trazer riscos de diminuição das margens, queda na lucratividade e perda de mercado. Um plano de marketing bem estruturado identifica quais são as melhores estratégias de comunicação levando em consideração a jornada de compra e o comportamento do consumidor no varejo de materiais de construção.
Marcos importantes para a construção do plano de marketing:
- Definição do posicionamento estratégico da loja com o mercado
- Estruturação de Estratégias que fortalecem o valor e a Consciência da marca pelo cliente.
- Comunicação e Promoção.
- Presença Virtual nas principais Mídias (Instagram, Facebook e Google).
- Estruturação de Indicadores para mensuração dos resultados das ações de marketing.
Consultoria em Plano de Negócio de Loja de Materiais de Construção
A estruturação de um plano de negócio, seja para montar uma loja própria ou uma franquia, oferece ao empreendedor uma visão estratégica dos principais direcionadores do negócio.
Pontos fundamentais do plano de negócio:
- Plano de Negócio levando em consideração as premissas estratégicas do segmento de materiais de construção
- Estruturação dos cenários com as Projeções Financeiras, a fim de identificar o prazo de retorno do Investimento.
- Identificar a Necessidade de Capital de Giro para a operação da empresa.
- Indicadores de referência do varejo de materiais de construção em relação ao mercado (margem bruta da loja, custo operacional, lucro líquido, ticket médio, nível de estoque, margem por categoria, venda por funcionário, entre outros).