Materiais de Construção foi o setor com maior crescimento.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 08/06/2021, mostrou que no acumulado dos doze meses (maio/20 à abril/21), as vendas de Materiais de Construção cresceram 21,1%. Esse crescimento é do volume de vendas, ou seja, está desconsiderando o valor da inflação do período. 

O mês de abril de 2021 teve um aumento de 44,4%, comparado com o mesmo período de 2020. O indicador mostra que a trajetória de crescimento vem mantendo o ritmo iniciado em julho de 2020. O setor de Materiais de Construção contabiliza a décima primeira taxa positiva consecutiva, nessa comparação.

Considerando um recorte estadual, temos o destaque do estado do Espírito Santo que demonstrou um crescimento de 70,9% no desempenho acumulado de Maio de 2020 à Abril de 2021. A imagem a seguir mostra o crescimento detalhado dos principais estado:

As bases de comparação com 2020, a partir do mês de maio e junho, começarão a ficar mais robustas, considerando os reflexos das reformas e melhorias para o lar, realizadas no período do isolamento social, acompanhada da injeção de liquidez oriunda das medidas de proteção social, emprego e renda do Governo. A partir desse momento o crescimento do varejo de materiais de construção se torna mais desafiador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *