O comprador de uma loja de materiais de construção está diretamente relacionado com o lucro da empresa. Seus conhecimentos e habilidades em Compras, Negociação, Indicadores, Varejo e principalmente em visão de negócios são determinantes para o sucesso de uma loja de materiais de construção. 

O setor de compras de uma loja de materiais de compras movimenta algo em torno de 65% do volume financeiro do negócio. 

Além disso, o comprador também é responsável por tudo aquilo que não está dentro da loja e o mercado consumidor está buscando, ou seja, um comprador que não conhece o consumidor e seu mercado deixa muito dinheiro na mesa.

Por outro lado, o comprador é um profissional que está sob constante pressão de quem deseja vender. A pressão imposta por representantes e vendedores que também estão sob pressão para atingir suas metas, acabam poluindo a relação entre a indústria e varejo. Entretanto, o comprador tem que ser frio e muito seletivo diante do mercado fornecedor. O comprador não deve se entusiasmar diante de tantas ofertas, novidades e oportunidades, que existem. 

Em lojas de materiais de construção de porte pequeno e médio muitas vezes o próprio dono é o comprador,  então o auto policiamento é muito importante. Não é por que você é o dono que pode comprar de qualquer maneira.

O setor de compras de uma loja de materiais de construção deve ser um organismo vivo e deve estar continuamente antenado com as movimentações do mercado. Ele jamais poderá ficar isolado. Deve ficar ligado a tudo o que acontece. Deve visitar lojas, acompanhar os concorrentes, conversar com vendedores e principalmente ter contato direto com os clientes. O comprador de uma loja de materiais de construção precisa ter relacionamento com engenheiros, arquitetos, pedreiros, visitar obras, tomar conhecimento do que surge e acontece no setor da construção civil, as novas ideias, os novos produtos, as novas indústrias e as novas tecnologias. A participação em feiras e eventos também é muito importante para ampliar a visão do comprador.

 Estes são ingredientes importantes para construir uma visão sistêmica de um comprador de varejo de materiais de construção.

É um erro terrível do comprador achar que é dono da verdade, que sabe de tudo e que não precisa mais aprender. Estar aberto a novos conhecimentos e ser receptivo é fundamental para ampliar as competências como comprador e consequentemente melhorar os resultados do setor de compras da loja. 

Outro ponto fundamental para ser um bom comprador é absorver com agilidade as informações que recebe do mercado. Dependendo do tipo de informação com um processo ágil de execução, surgirá um ganho maior, saindo na frente da concorrência, tornando a competitividade da sua loja mais forte. 

Quem não vive intensamente o ambiente de negócio do varejo de materiais de construção, jamais será um comprador eficiente e com certeza estará prejudicando o resultado e a margem de lucro da sua loja de materiais de construção.

Sobre o autor: Sidnei Lasta, profissional do Varejo, por mais de 12 anos atuou em diversas funções em lojas de materiais de construção, desde vendas, compras e gestão. Hoje atua como Consultor de Lojas de Materiais de Construção. É autor do curso de Gestão Estratégica de Vendas, focado para o Setor de Lojas de Materiais de Construção, ajudando a melhorar as habilidades de Vendedores de lojas de Materiais de Construção.

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